Formula padrão de Acabados

FORMULA PADRÃO DE ACABADO

1- As formula padrões de produtos acabados é o conceito no qual a farmácia usa suas matérias primas do laboratório para fazer produções de produtos que irão ficar prontos para venda no balcão. Um exemplo simples de um produto acabado é a farmácia usar duas ou mais matérias primas e fazer a manipulação de um SHAMPOO que ficará embalado e rotulado para venda na frente de balcão.

DESCRIÇÃO: É o nome da formula padrão.

FORMA: Forma farmacêutica que será realizada a manipulação

VALIDADE: Validade do produto pronto.

VOLUME: Volume da produção individual, ou seja, é o volume interno de cada embalagem do shampoo.

UNIDADE: Unidade de produção do shampoo.

PRODUTO FINAL: É o nome do produto pronto, e como ele vai ser localizado na tela de venda. Obrigatoriamente para formulas padrão de produtos acabados devem estar em grupos do tipo acabado.

QTDE EMBALAGENS: É o numero de embalagens do shampoo que será produzidas e deixadas expostas para venda nas prateleiras.

EMBALAGEM: É a embalagem que será usada para o shampoo.

POSOLOGIA: É o modo como deverá ser usado o produto pelo cliente final.

ITENS DA FORMULA: São as matérias primas que será usada para produzir o produto e suas dosagens. Essas informações são de responsabilidades da farmácia.

2- APÓS SER CADASTRADO A FORMULA PADRÃO, DEVERA SER GERADA A ORDEM DE PRODUÇÃO DESSAS FORMULA PARA O LABORATÓRIO FAZER A PRODUÇÃO.

MODULO PRODUÇÃO>ORDEM DE PRODUÇÃO>ÍCONE GERAR ORDEM DE MANIPULAÇÃO>ABA FORMULA PADRÃO

Após seguir os passos anteriores, você ira chegar nessa tela que é aonde é gerado a ordem de produção de produções internas da farmácia. Localize a formula padrão desejada e clique em confirmar para ser gerada e impressa a ordem de produção. Nesse exemplo será gerada uma ordem de produção para a produção de 5 Shampoos.

Após confirmar a ordem de produção na tela anterior o sistema ira gerar a ordem de produção que ficará com o status em produção como na imagem acima. Após o laboratório concluir o processo de produção da formula, devera ser realizada a conclusão da ordem de produção. Somente após a conclusão da ordem de produção é que o sistema irá atualizar o estoque do produto final para a quantidade de embalagens solicitadas. Nesse exemplo após a conclusão dessa ordem de produção o sistema irá atualizar o estoque do produto final do shampoo para 5 unidades de 200ml.

Antes dos produtos serem expostos para venda na frente de balcão ou nas prateleiras, deve ser impresso as etiquetas para rotular os produtos prontos. Esse processo é realizado na mesma tela anterior, clicando no ícone de imprimir etiquetas, como mostra à imagem acima.

 

3-Após os processos anteriores o produto acabado já esta pronto para venda para os clientes finais na tela de venda de produtos acabados\drogaria com seu estoque atualizado.

Obs: O valor de venda pode ser definido pela farmácia, sendo informado manualmente no cadastro do produto final, ou se preferir o sistema mesmo irá sugerir o valor ao concluir a ordem de produção.

 

Related Articles