Cartão Fidelidade e pontuação

Basicamente, um cartão fidelidade ou programa de fidelidade permite que o consumidor obtenha benefícios ao comprar com determinada empresa.

Configurando o Cartão Fidelidade e as Pontuações.

1º Passo: Inicialmente é necessário cadastrar o tipo de cartão, para isso acesse:

Arquivo > venda > Fidelidade

Ao cadastrar o Tipo do Cartão, na Aba Geral, será necessário configurar todas as Pontuações solicitadas. Veja a seguir:

fidelidade.png

[Descrição] – Nome do cartão (Ex. Cartão Ouro, Prata, Bronze, etc).
[Pontos Iniciais] – Quantidade de pontos iniciais que deseja dar ao cliente no momento em que o mesmo fizer o cartão.
[Pontos Primeira Compra] – Quantos pontos o mesmo receberá na primeira compra.
[Validade Pontos] – Qual será a validade dos pontos, prazo para que a pontuação expire.
[Avisar Com] – Quando o cliente atingir uma determinada quantidade de pontos o sistema emitirá um alerta.
[Forma pagamento/Pontos] – O sistema filtra todas as formas de pagamento cadastradas e permite que seja inserido o valor e a pontuação específica para que o cliente pontue (Ex. para pagamento em dinheiro e compras acima de R$10,00 o cliente ganha 1 ponto, caso alguma das Formas de Pagamento esteja zerada, quando a mesma for utilizada no Caixa, a venda não será pontuada.).

Cadastrando os prêmios

2º Passo: Na Aba Prêmios serão cadastrados todos os prêmios que farão parte do cartão fidelidade, para isso acesse:

Arquivo > venda > Fidelidade > Prêmios

Ao inserir um Prêmio, é necessário escolher o grupo e o produto, portanto é preciso incluir um Grupo que pode ser chamado de Prêmios Cartão Fidelidade por exemplo, e em seguida cadastrar o prêmio como produto caso ainda não esteja cadastrado, e então inserir a quantidade de pontos que o cliente precisa ter para ganhar este produto.

premios.png

Pronto, após concluir o cadastro dos Cartões e das pontuações, é possível iniciar  a configuração no cadastro dos clientes.

Configurando o Cadastro do Cliente

3º Passo: Nessa etapa é feita a ativação do cartão fidelidade no cadastro do(s) cliente(s) para que os mesmos comecem a fazer parte do programa, para isso acesse:

cadastro_cliente [2].png

[Cartão] – Neste local será informado o número que corresponde a este cliente no Cartão Fidelidade (Ex. Pode ser usado o código de cliente ou CPF do mesmo), este número deve ser o mesmo que será impresso no Cartão que sua farmácia já possui e entrega para o cliente, ou que ainda será confeccionado em gráfica. Vale salientar que caso a farmácia opte por não ter o cartão físico, ou se seu cliente não querer ou ainda perder o cartão, é possível registrar e controlar a pontuação dele através deste número, este número será colocado na hora de receber a venda no Caixa.
[Cartão Fidelidade Ativo] – Ativa o cartão fidelidade para o cliente em questão.

Registrando as Pontuações

4º passo: O registro dos pontos será feito no Caixa quando for o momento de receber a venda, antes de salvar o recebimento pressione as teclas ALT+F9 e o sistema irá exibir a tela de pesquisa para que seja informado o cartão que irá pontuar, neste momento você pode procurar o cliente pelo código, nome, etc.

caixa [2].png

Agora o cliente já esta configurado e as pontuações registradas, veja agora como gerenciar e consultar as pontuações de cada cliente:

Consultando as pontuações

5º passo: Para realizar as consultas siga os passos abaixo:

Módulo Caixa -> Relatório -> Fidelidade

consultar.png

[Geral/ Histórico/ Pontos Conquistados]Existem várias maneiras para gerenciar as pontuações do cartão fidelidade. É possível escolher três opções de relatórios, uma Geral, outra  para obter todo o Histórico ou ainda visualizar somente os Pontos Conquistados.
[Cartão Fidelidade/Cliente] –  Nestes local é possível escolher o cliente ao qual você deseja consultar as pontuações.
[Período] – E aqui o período ao qual deseja obter as informações.

Convertendo os pontos por prêmios.

6º passo: Para converter os pontos siga os passos abaixo:

Módulo Caixa -> Movimento -> Caixa e em seguida clique neste botão em destaque e após preencha os campos.

resgate [2].png

[Cartão Fidelidade] – Seleciona o cliente e automaticamente serão exibidos os dados do mesmo e suas pontuações.
[Saldo pontos] – Pontuação atual que o cliente possui.
[Produtos disponíveis] – Neste campo serão exibidos todos os prêmios cadastrados que estão disponíveis em estoque e que equivalem aos pontos que o cliente possui. Caso algum produto cadastrado não esteja sendo exibido é possivelmente não tem estoque ou o cliente não tem a pontuação suficiente para resgatar este prêmio.
[Selecionar produtos] – Para selecionar os produtos que o cliente deseja resgatar em troca dos pontos, é necessário dar um duplo clique no produto, ou ainda pode selecionar ele e clicar em seguida no botão verde, e ele vai para o outro lado, que é dos produtos selecionados.
[Produtos selecionados] – Exibe os produtos selecionados. Se desejar excluir algum item, basta selecionar o produto e em seguida clicar no botão abaixo com um X vermelho.
[Saldo restante] – Este campo exibe, o saldo que o cliente restante após o resgate, ao selecionar os produtos, ou seja conforme são inseridos os produtos Disponíveis em Produtos Selecionados, o sistema mostra quantos pontos ainda restam para resgatar.

Para finalizar clique neste botão de Salvar.
E então o Farma Fácil dará baixa nas pontuações e no estoque dos produtos selecionados.
É importante salientar que ao salvar é possível imprimir um comprovante com os produtos e pontuações resgatadas, este comprovante pode ser arquivado e entregue ao cliente.

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